Dona Ivone Lara recebe homenagem na Alerj

O Dia - RJ

08.06.2011

Rio - A primeira-dama do samba, Dona Ivone Lara recebeu, na manhã dessa quarta-feira, o Título de Benemérita do Estado do Rio de Janeiro das mãos da deputada estadual Clarissa Garotinho no Plenário da Assembleia Legislativa (Alerj).

Importantes nomes do samba como Nelson Sargento, Teresa Cristina, Nilze Carvalho e Mauricio Carrilho participaram do evento e prestaram homenagens à Dona Ivone Lara que foi a primeira mulher a compor um samba enredo. “Se o samba tivesse forma humana, seria a Dona Ivone Lara”, declarou Nelson Sargento.

As cantoras Teresa Cristina e Nilze Carvalho, acompanhadas do violonista Maurício Carrilho, cantaram “Acreditar” e “Sonho Meu” músicas compostas pela homenageada e, durante alguns trechos, foram seguidas pela voz da nova benemérita.

A Bateria da Escola de Samba Império Serrano compareceu junto com a ala das Baianas, o Mestre-Sala e Porta-Bandeira e interpretou o samba enredo “Cinco Bailes da História do Rio”. Primeiro samba que Dona Ivone Lara compôs. A dama do samba não se intimidou e acompanhou a Bateria. Aos 90 anos, Dona Ivone será enredo do Império Serrano em 2012.

A homenageada agradeceu a homenagem e a presença dos amigos. “Estou muito nervosa por estar aqui neste evento, mas me encontro muito agradecida com todas essas honras. Esse é um momento que não vou esquecer jamais. Agradeço a tudo e a todos por mais uma alegria na vida”, declarou a sambista.

Dona Ivone Lara além de sambista se formou em enfermagem. O presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Pedro de Jesus Silva, compareceu ao evento. A sambista é torcedora do América Futebol Clube e recebeu das mãos do presidente do Clube, Vinicius Cordeiro, uma camisa com o nome Ivone Lara estampado.

O evento contou ainda com a presença de moradores de Madureira, representantes das Escolas de Samba União da Ilha, Vila Isabel, Unidos da Tijuca.